sábado, 15 de janeiro de 2011

Capim dourado Jalapão

Oi oi oi pessoas!
Vocês conhecem o capim dourado? (¬¬. claro que conhecem, pergunta besta a minha!

Mas... tipoasssim, pra quem não sabe vou contar um tiquinho da historia

Brasil, além de ser um espetáculo primoroso, de exuberância singular de beleza, tem um dom a mais: abriga reservas secretas de maravilhas, que a cada tanto deixam escapar alguma nova mostra de esplendor. Como se estivessem a dizer: "Não pense que você me conhece, não creia que aprendeu a conviver com minhas armas de sedução e deslumbramento."
Volta e meia, alguma dessas reservas secretas faz uma nova revelação, e outra vez a natureza seduz, deslumbra e surpreende.
É o caso do Jalapão, um segredo que pouco a pouco aflora e ofusca até os olhos de quem já se imaginava suficientemente maravilhado pela natureza do Brasil. Está lá, em pleno cerrado, num dos extremos de tocantins, na fronteira com Bahia, o Piauí e o Maranhão. Um universo à parte, feito de magia única: areias, montanhas, nascentes, córregos, riachos que jamais secam, cachoeiras, dunas intermináveis, e os fervedouros, nascentes de água com tanta pressão que as pessoas não afundam. O Jalapão, a Chapada das Mangabeiras, onde nascem os afluentes dos rios Tocantins, São Francisco e Parnaíba: um manancial de maravilhas que se estende por 34 mil quilômetros quadrados, que oculta mistérios e provoca enganos, o maior deles é chamar-se o Jalapão de "deserto", pois quem vê o cerrado que cerca a região é incapaz de imaginar a quantidade de água e frescor que existe lá dentro. Deserto, não: oásis de alumbramentos.


Preparação do capim dourado
O capim dourado depois de seco, pronto para ser trabalhado. O grande desafio dos produtores é fazer extração controlada da planta, que corre risco de desaparecer da região do Jalapão.

Foi lá na Munbuca onde começou a pratica do artesanato de capim dourado "o syngonanthus nitens euriocaulaceae" nome científico do capim dourado único no país com técnicas tradicionais influenciadas pelos índios e primeiros negros da região.

MUNBUCA É UMA COMUNIDADE DE EX-ESCRAVOS , REMANESCENTES DE QUILOMBOS ,  ELES MOSTRAM O RICO ARTESANATO REPRESENTADO PELA TRADIÇÃO DE COMFECCIONAR ARTESANATO COM O CAPIM -DOURADO , PLANTA TIPICA QUE CRESCE  ENTRE OS MESES DE ABRIL E JUNHO E SOMENTE PODE SER COLHIDA NOS MESES DE SETEMBRO A NOVEMBRO  RESPEITANDO AS NORMAS  E LEIS DO ESTADO DO TOCANTINS . TODA A REGIÃO DO JALAPAO  TRABALHAM COM O CAPIM -DOURADO FAZENDO DESTE ARTESANATO A PRINCIPAL FONTE DE RENDA DE SUAS FAMÍLIAS.

Então, como sou apaixonada por biojóias e seus parentes enlouqueci quando ganhei essa bolsa, na verdade foi a queridissima Jadires a artesã responsável quem me presenteou.
Mas deixa eu recapitular, isso foi a três anos atrás, e o interessante que com o passar de todo esse tempo o capim dourado continua reluzente, assim como o dia que a bolsa chegou entre as pulseiras e brincos que me deixaram encantada.

Segue abaixo as fotos
esse breeeelho é natural viu gente! :)

olha o tamanho dela


Enfim, o que posso dizer é...  brilha meeesmo! se sair durante o dia, tem que escolher... rsrsrs, tipo, sai só com o brinco, ou com a bolsa ou colar.

Se você gostou, visita o site e conheça os outros produtos.


Beijinhos!




12 comentários:

  1. Tenho 2 pulseiras de campim dourado e adoro! Não sou muito fan de peças artesanais, mas o capim dourado fica super chique!

    ResponderExcluir
  2. Nas feirinhas de artesanato existem muita coisa bacana nesse material.
    acho lindo!

    beijos.

    ResponderExcluir
  3. nossa estou pasma com esse produto
    muito lindo mesmo

    ResponderExcluir
  4. Oi Flores!

    Ana: eu tbm não gosto muito de coisas artesanais, tipo... eu gosto de biojoías feitas com semente de açai, jarina... Mas aqueles tip de rip não gosto não.
    Bjos!

    Shyrlei: é amiga, nas feirinhas tem tanta coisa linda *_*

    Ba: É mais lindo ao vivo rsrsrs, garanto.

    bjim :*

    ResponderExcluir
  5. pocha que bacana ein!
    isso que é qualidade..
    botei fé!
    =D

    ResponderExcluir
  6. olha amiga por mim eu saio é usando tudo de uma vez só rsrs e nao estou nem ai pq eu adoro mesmo é brilhar rs beijinhos.

    ResponderExcluir
  7. Nossa eu não conhecia rsrs abafa
    Adoreii a recomendação
    Irei visitar o site com toda certeza.

    Mega beijo :)

    ResponderExcluir
  8. Iala: é lindo mesmo, vale muito à pena!

    Thiane: adooooooooogo rsrsrsr

    Tamires: Tem cada peça linda lá, você vai amar!

    Bjim

    ResponderExcluir
  9. Oi Edu, que bom ter você aqui... Já visitei o teu espaço e antecipo que ja te sigo e adorei!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Oi Querida!
    Postei ontem as pulseiras de capim
    dourado que comprei..AMEI
    Adorei seu blog e ja to seguindo!
    tem sorteio no meu blog!!!
    corre lá
    http://batombotaoealgodao.blogspot.com/
    bjinho

    ResponderExcluir
  11. que lindo,adorei o blog.Parabéns!!!
    bjs*sofia
    http://cookeberry.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Legal. Vi capim dourado na novela e procurando na net achei seu blog e me interessei mais ainda. Comoestou em Sao Paulo consegui comprar numa loja por aqui mesmo.

    www.capimdouradoonline.com.br

    Bjs e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir

Fiquem à vontade para comentar. Comentarios ofensivos serão excluidos. Um Beijão!